Blog

24/05/2016
6093 visualizações

Reuniões periódicas: uma grande aliada das empresas de sucesso

Em empresas pequenas ou médias é bastante comum os proprietários ou gestores fazerem muitas atividades operacionais, como atender clientes, pagar contas, etc. Não há nenhum problema nisso, o problema ocorre quando por conta disso, esses profissionais esquecem completamente das atividades gerenciais. Saber para onde a empresa está indo, analisar o desempenho de cada setor, e entender os seus números é de suma importância para o sucesso de qualquer empresa, e com uma revenda de veículos não seria diferente.

 

Entre as várias atividades gerenciais a serem desenvolvidas dentro da empresa, uma que traz grandes benefícios são as reuniões periódicas. Já vimos dezenas de lojas de veículos passarem meses sem realizar uma reunião com sua equipe de vendas ou até mesmo com as pessoas do seu administrativo, isso é algo bastante arriscado! Sugerimos a implantação de reuniões periódicas com o objetivo de alinhar todos os colaboradores aos objetivos da empresa. Abaixo passamos algumas dicas de como realizar estas reuniões e quais os benefícios que elas podem trazer para sua empresa.

 

 

Dicas para conseguir realizar reuniões periódicas:
As vezes parece impossível reunir todos os vendedores por 30min. para uma reunião mensal ou semanal, muitos gestores dizem “Nós não temos tempo!”, “Não posso reunir todos ao mesmo tempo, e se aparecer um cliente?”. Bom a resposta é mais ou menos simples: se outras empresas conseguem porque a sua não iria conseguir?

 

 

Uma das dicas para conseguir reunir todas as pessoas de um setor ou até mesmo toda a empresa, é realizar as reuniões fora do horário do expediente, parece óbvio, mas porque tantas empresas não fazem então? Muitas empresas usam 20 ou 30min do horário do almoço, ou costumam fazer as reuniões antes que se inicie o expediente ou ao término do mesmo.

 

 

Um item muito importante é definir qual o objetivo da reunião, ou seja, que problema a reunião quer resolver ou visa evitar. De acordo com o objetivo pode fazer mais sentido realizar segunda-feira as 08h30 da manhã ou sexta-feira às 17h. A reunião deve ser para planejamento ou para avaliação? Defina o objetivo de cada reunião e após isso será mais fácil achar um horário para ela.

 

 

Outra dica que parece óbvio, mas as vezes os gestores não se dão conta é quais pessoas chamarem para cada reunião, nem sempre é necessário envolver todas as pessoas da empresa ou todas as pessoas do setor. É importante ressaltar que toda reunião (como citado antes) deve ter um objetivo claro, e sendo assim quais seriam as pessoas que mais poderão contribuir com este objetivo? Estas são as pessoas que devem participar, e muitas vezes elas podem levar o conteúdo da reunião adiante.

 

 

Benefícios que as reuniões periódicas podem trazer para a sua empresa:
Mas aí o gestor pode se perguntar, “OK, consegui fazer a reunião com meu pessoal e agora o que isso vai me ajudar?”. A resposta é: depende do que foi tratado, de como foi abordado, das pessoas envolvidas, etc.

 

 

A reunião por si só já é bastante interessante, pois muitas vezes o gestor está esperando algo dos seus colaboradores, mas isto está só na sua cabeça, os colaboradores sequer sabem disso. Este é o momento de alinhar os objetivos, levantar o que está dando certo e errado e por aí vai. Já vimos muitos gestores se surpreenderem com as sugestões dos seus colaboradores, dando muitas vezes soluções para problemas que eles nem faziam ideia por onde começar.

 

 

Uma reunião, por exemplo, de definição de metas é muito importante, pois fazer os vendedores se comprometerem com determinado número é muito melhor que apenas empurrar um número para eles e os fazerem cumprir. E o melhor, uma vez estabelecida uma meta em conjunto é muito mais fácil de ser alcançada, mas também cobrada, pois todos fizeram parte da construção desta meta e com certeza se dedicarão mais para atingi-la.

 

 

Concluímos então que as reuniões são imprescindíveis, que são possíveis de serem realizadas e que ajudarão em muitos objetivos da empresa. Desejamos a todos que lerem este post que consigam estabelecer reuniões periódicas em suas organizações e que obtenham todos os benefícios disso. Muito sucesso e boa sorte!

 

Compartilhe: