Blog

Leia em 4 minutos
Altimus
11/05/2018
577 visualizações

Planilha de Excel para Loja de Veículos: Quando utiliza-lá?

Você já ouviu falar que uma ferramenta pode ser ótima, mas se não souber usá-la ela pode mais atrapalhar do que ajudar? Então com o Excel não é diferente, ele é uma ferramenta fantástica, mas é importante saber quando usá-lo e não usá-lo.

O uso de planilhas de Excel se tornou extremamente comum em diversas áreas das empresas, pois ele pode ser utilizado de diversas formas, e para os mais diferentes controles.

Por conta disso a popularização foi tão grande e tão rápida. Ficou interessado? Abaixo escrevemos dando algumas dicas de quando utilizar o Excel e quando procurar outras ferramentas.

Quando NÃO utilizar uma planilha para loja de veículos:
Muitas empresas utilizam o Excel como ferramenta de apoio, ou seja, ela não é a principal ferramenta de gestão ou de apresentação de informações. Esta talvez seja a melhor abordagem para tentar explicar quando usar o Excel. Vamos dar um exemplo prático.

Na sua loja de veículos você tem um fluxo bastante grande, conta com 6 vendedores, vende cerca de 50 veículos por mês e você ainda tem outros 4 funcionários além dos vendedores.

Neste caso é muito indicado que você possua um sistema para loja de veículos que possa lhe ajudar em toda a gestão do seu negócio, pois existem vários controles que você deve fazer, como por exemplo: controlar as manutenções dos veículos, as despesas da loja, as vendas dos veículos, as comissões dos vendedores, etc.

Se você for fazer tudo isso em Excel, a chance de você se perder no meio do caminho é grande, e isso sem contar que você terá muito retrabalho copiando as informações de uma planilha para outra.

Serão tantas planilhas para criar, para manter que acreditamos não ser interessante utilizar Excel para todos esses casos.

Quando utilizar uma planilha para loja de veículos:
Vamos seguir com o exemplo acima. Sua revenda de veículos possui um sistema gerencial, como o Altimus, que é um sistema especializado para revendas de veículos.

Mas mesmo assim existem alguns controles que esse sistema não faz, como por exemplo: o controle de vendas por dia da semana, ou seja, se você quer saber das 50 vendas, quantas faz, na segunda, na terça, etc.

Este é um caso típico onde você poderá criar uma planilha para isso e no final do mês (ou durante o mês) alimentar para ter essa informação e comparar com os outros meses.

Este é um caso pontual, uma exceção, e aí com certeza é muito interessante usar o Excel ou qualquer outro tipo de planilha eletrônica para tal controle.

Conclusão final:
A nossa indicação sempre será de sim, utilizar o Excel! Mas deve-se pensar em que casos utilizar, e com que finalidade, e é claro como falado anteriormente apenas para casos mais pontuais.

Se a sua revenda de veículos optar por não ter nenhuma sistema para loja de veículos e decidir usar tudo em Excel provavelmente você cairá em um dos 2 problemas a seguir.

Ou você fará uma gestão muito “rasa” do seu negócio, ou você terá facilmente 20 ou 30 planilhas e aí será bastante complicado manter isso tudo.

Então saiba usar com sabedoria o recurso de planilha eletrônica, e com certeza busque por um sistema especializado para loja de veículos caso você ainda não tenha um.


Esperamos que você tenha gostado desse material. Comente sua visão e compartilhe com outros colegas de profissão, a troca de informações sempre gera bons resultados!

Até a próxima, muito sucesso e boas vendas!

Compartilhe: