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Altimus
15/02/2018
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Loja de veículos: dicas para fidelizar seus clientes

O quão bom seria se as maiorias dos clientes voltassem para trocar de veículo com a sua loja? Seria sensacional não?

Uma forma para aumentar a fidelização dos clientes, ou seja, fazer com que os clientes voltem e troquem 2, 3, 5 vezes de veículo com a sua loja é gerar um sentimento nele de satisfação, credibilidade, segurança e acima de tudo um bom relacionamento.

Esse texto vai dar algumas dicas para loja de veículos e ela como pode evoluir nesse sentido em busca de uma maior fidelização dos seus clientes.

Para que um cliente volte a comprar com você novamente é necessário que ele tenha o sentimento de que fez um bom negócio, que foi atendido por pessoas competentes, e de que a sua empresa tem credibilidade. Conhecemos lojas onde é bem comum clientes já terem trocados 4 ou 5 vezes de carro ali.

Agora o que muita gente se esquece é o seguinte, ninguém vive isolado, este cliente que compra com frequência com você, certamente indicará para a esposa, para o irmão, amigos, conhecidos etc., ou seja, um bom trabalho de fidelização pode render muitas vendas em um ano, por exemplo.

Mas, como fazer isso da maneira certa? É muito comum vemos o setor comercial, totalmente passivo, ou seja, os vendedores só fazem alguma ação quando são solicitados, e isso precisa mudar! Crie ações com sua equipe de vendas onde eles irão atrás dos clientes e não o contrário, existem lojas com um banco de dados com mais de 10 mil clientes e que não fazem absolutamente nada. Isso sim é jogar centenas de boas oportunidades fora. Abaixo seguem algumas dicas de como determinadas ações devem ser feitas.

Faça de forma organizada e contínua:

O que mais vemos nas lojas de veículos são iniciativas que são iniciadas e depois acabam sendo abandonadas entre 2 ou 3 semanas. Um exemplo disso seria o gerente de vendas combinar com os vendedores para que eles liguem para os clientes no dia do seu aniversário, os vendedores até fazem isso nas primeiras semanas e depois já não fazem mais. É importante que as campanhas ou ações tenham consistência e continuidade. Isso dá mais motivação para os colaboradores internos e o cliente percebe que a empresa é organizada.

Então a dica seria fazer campanhas ou ações relativamente curtas (2 ou 3 meses) e de forma alguma desistir no meio do caminho, no início fique em cima dos profissionais envolvidos, faça reuniões semanais ou até mesmo diárias.

Faça simulações:

Antes de indicar que sua equipe comercial faça determinada ação, tente fazer simulações. Peça para o vendedor ligar pra você, ouça o que ele tem para dizer, dê uma resposta e veja o que ele tem para responder e observe se vão chegar no objetivo desejado.

Teste antes de colocar em produção! Isso vai ajudar a identificar se alcançarão o resultado esperado ou não.

Esperamos que você tenha gostado desse material. Comente sua visão e compartilhe com outros colegas de profissão. A troca de informações sempre gera bons resultados! Até a próxima, muito sucesso, muitas vendas e boa sorte!

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