Blog

Altimus
27/05/2019
176 visualizações

Gestão Empresarial: Como escolher o software certo?

A grande quantidade de dados e processos que são gerados por uma loja tornam extremamente difícil a gestão sem um software de qualidade. Para viabilizar a gestão nesse cenário, existem os chamados sistemas de gestão empresarial, que visam integrar os vários setores e processos da loja em um único lugar, facilitando a tomada de decisões e reduzindo trabalhos redundantes.

A escolha e implantação de uma solução de gestão pode ser trabalhosa e cansativa, porém, se feito com cuidado, resulta numa loja mais integrada e inteligente. Confira a seguir algumas dicas que preparamos para você escolher uma solução de gestão ideal para sua loja.
 

Antes da implantação

A parte mais importante na escolha de uma solução de gestão empresarial vem antes da escolha em si. É preciso definir com clareza quais são os objetivos do sistema de gestão empresarial, o que exatamente sua loja necessita e espera. Esta fase não pode ser executada apenas pela área de TI ou pela gerência da empresa, deve passar por todos os que usarão o sistema no dia a dia.

A instalação de um sistema por si só, não garante uma maior integração da empresa, são as pessoas que farão isso acontecer. Por isso é necessário envolver desde o começo aqueles que utilizarão o sistema e definir com clareza os objetivos, como o sistema poderá auxiliar no trabalho que estas pessoas já executam e torná-lo mais eficiente. Uma equipe treinada, competente e em sintonia com o desenvolvimento do software é um dos principais fatores de sucesso de um sistema de gestão empresarial.
 

O sistema

Quando estiver elaborando os objetivos e escolhendo o melhor fornecedor, tenha sempre em mente uma visão holística, em que todos os processos da loja sejam de alguma forma incluídos. O principal objetivo de um software de gestão empresarial é a integração e a diminuição do retrabalho, o que gera redução de custos e menores índices de erros. Não pense apenas nos processos que a sua loja apresenta problemas, envolva todos os fluxos de operações e processos, todas as áreas e pessoas.

Veja se a solução de gestão que escolheu está atualizada, tem expectativas futuras de atualização e se está na tendência dos que estão sendo usados pelas atuais lojas de sucesso. Lembre-se também de incluir na avaliação de custos a necessidade de investimento em hardware; sistemas mais potentes podem precisar de servidores e computadores mais novos e com configuração superior.
 

Confiabilidade

No processo de escolha do sistema para sua loja uma questão é fundamental: a confiabilidade da empresa que fará a implementação e manutenção do software. É preciso ter em mente que ele será usado para elevar o nível de gestão em sua loja, e com isso fazê-la mais eficiente, e para tanto, é necessário que o desenvolvedor, fornecedor e prestador de serviço estejam altamente conectados com os seus objetivos. Por isso, a escolha de um bom fornecedor é importantíssima.

Os valores mais baixos podem ser tentadores, mas escolher um fornecedor com pouca experiência na implantação de sistemas de gestão empresarial pode ser uma decisão fatal. Pesquise sobre o histórico da empresa que estiver pensando em contratar, da satisfação de seus clientes anteriores e, principalmente, como ela lidou com problemas que tenham ocorrido na prestação de seus serviços.

Busque principalmente clientes que tenham perfis semelhantes ao do seu negócio (área de atuação, porte, número de clientes) e não hesite em entrar em contato para buscar informações sobre a qualidade do sistema. Pergunte como é o atendimento ao cliente, dificuldades de configuração e agilidade na resposta às demandas.

Lembre-se que a escolha de um sistema de gestão empresarial implica não só no processo de implantação, mas também no suporte e em futuros ajustes que serão necessários.

Ainda que pareça um processo complicado, fazer uma boa escolha depende mais é de atenção e de se fazer os questionamentos corretos. Com isto, sua loja ganha em eficiência e pode transformar o seu novo desempenho em diferencial de mercado.

Caso ainda tenha dúvidas sobre qual solução de gestão escolher para a sua loja ou queira compartilhar suas experiências, deixe um comentário para a gente aqui abaixo. Será um prazer compartilhar conhecimentos com você!

Agora que você já sabe os critérios que deve levar em consideração na hora de escolher uma sistema de gestão empresarial para sua loja.

 

Saiba também sobre Gestão Financeira Empresarial.

Até a próxima.

Compartilhe: