Blog

Altimus
24/07/2019
54 visualizações

Correr riscos é importante

Vocês sabe quais são as vantagens de correr riscos e tomar decisões diferentes no nosso dia a dia?

 

A nossa vida é o tempo todo contornada por duas palavras que determinam nosso destino: SEGURANÇA e LIBERDADE.

Você percebe que elas são inversamente proporcionais? Quando aumentar minha segurança, diminuo minha liberdade, já quando aumento minha liberdade, querendo ou não, diminuo a segurança, e consequentemente, estou bem mais exposto aos riscos do caminho.

Qual o caminho que a maioria das pessoas escolhe? Acho que nem preciso responder não é mesmo

Correr riscos é algo fundamental para que alcancemos nossos maiores objetivos. Essa palavra tem uma relação estrita com outras duas, que são possibilidade e oportunidade.

Todos nós temos, centenas, milhares de oportunidades todos os dias, por isso ela vem primeiro. Toda oportunidade nos dá a possibilidade de uma escolha e de uma decisão, eu decido se vou nessa ou naquela direção, eu encaro o desafio da oportunidade lançada, que pode ser uma porta de sucesso ou não. É aí que está o risco, e muitos tremem nas bases quando veem essa palavra.

Querem risco mínimo, querem SEGURANÇA, querem ter a certeza de que terão todas as contas pagas no final do mês. E o que esse pensamento faz? Leva medo para dentro das nossas mentes. Vamos pensar juntos e vamos ousar juntos? Isso é liberdade, e liberdade sempre traz riscos.

Você pode ler essas palavras e tomá-las como um incentivo para que você tenha mais coragem e ousadia, ou pode simplesmente desconsiderá-las, tudo é uma questão de decisão, e essa decisão depende único e exclusivamente de você…

É muito importante nos conscientizarmos sobre a ausência de riscos. Isso pode ser terrível, pois essa ausência leva a nossa vida cada vez mais a se tornar uma rotina, e a rotina faz com que nossa vida passe como um sopro, como uma nuvem, como se não tivéssemos vivido. Além do fato de gerar em nós todos os sentimento citados por ele. Sem riscos nos tornamos arrogantes, prepotentes, conformados…

Com riscos aguçamos grandes virtudes como a humildade, o desprendimento, a empatia, a amizade, o desejo de se juntar etc.

Mas corra os riscos saudáveis, é claro!

Os riscos nos ajudam a cultivar aquilo que é bom como o lado da criatividade, o lado inventivo, o lado artístico etc. Já reparou que os artistas, os músicos, dançarinos, escritores, artesãos, escultores… Normalmente não são milionários? Claro que não estou generalizando, existem aqueles que se destacam e ganham fortunas.

Mas onde quero chegar é que esses são caminhos que se seguem que normalmente não se ganha rios de dinheiro, e sabe o que é mais legal de tudo? É que quem escolhe essas profissões estão movidas pela paixão ao que fazem, elas não colocam o dinheiro como o ponto de partida, NÃO! Elas colocam a felicidade e realização como ponto de partida, e desta forma são felizes e fazem trabalhos magníficos.

No fim, eles ganham dinheiro e vivem bem com o dinheiro que ganham, independente de ser muito ou pouco, porque na raiz de tudo está o propósito, o desejo de ser o melhor naquilo que faz e ponto.

Todos estes que citamos aqui correm enormes riscos, mas são riscos que fazem com que se destaquem em suas especialidades e que os levam a uma realização pessoal incrível.

Que você reflita um pouco sobre isso e busque correr mais riscos. Essa nossa sociedade prega cada vez mais a segurança e veja só! Milhões de pessoas insatisfeitas com seus trabalhos, rezando desde as 6:30h da manhã da segunda-feira para que chegue logo 18:00h da sexta-feira, ou estou falando alguma loucura? Se você não quer mais passar por isso e quer realmente ter mais liberdade, esse é o caminho, correr riscos e mais riscos, com coragem, com energia, com ousadia, com vibração!

Conta aqui pra gente, o que você pensa sobre esse assunto.

Até a próxima. 

Compartilhe: