Blog

Leia em 4 minutos
Altimus
15/03/2018
349 visualizações

Controle financeiro para loja de veículos: 5 dicas para realiza-lo em pouco tempo!

E se a gente dissesse para você que é possível realizar os controles financeiros da sua loja de veículos de forma extremamente detalhada gastando pouco tempo? Isso seria interessante para você?

É bastante comum conheceremos lojas de veículos que realizam um trabalho de venda excelente, que mantém o seu estoque organizado e impecável, que atendem os clientes muito bem, mas muitas dessas lojas têm muita dificuldade em realizar uma gestão financeira de ponta.

Isso normalmente acontece, pois os gestores não vêm da área financeira, e ou não sabem como fazer ou não têm tempo. A seguir daremos 5 dicas de como uma gestão financeira eficiente para sua loja de veículos pode se tornar realidade.

1. Conheça conceitos financeiros:

Para que o gestor consiga implantar uma gestão financeira na sua loja de veículos é muito importante ter um conhecimento básico sobre conceitos financeiro. Por isso indicamos que o gestor procure alguma empresa de consultoria ou até mesmo o Sebrae, caso desconheça conceitos básicos como por exemplo fluxo de caixa, contas a pagar/receber, títulos financeiros, demonstrativo de resultado, etc. Esses conceitos são fáceis de serem entendidos e com certeza darão uma visão muito melhor ao gestor sobre a condução financeira da sua empresa.

2. Saiba delegar:

Outro problema muito comum nas lojas de veículos é que o gestor acha que ele é a pessoa que deverá realizar todos os processos financeiros, e aí como é mais importante vender do que controlar o financeiro, muitas vezes os gestores voltam seu olhar só para as vendas e os controles acabam ficando pra depois, e esse depois nunca chega. Delegue para uma pessoa do setor administrativo 90% dos controles financeiros, a partir daí caberá ao gestor apenas aprovar lançamentos bancários e acompanhar periodicamente o andamento do trabalho desta outra pessoa. Acredite é possível fazer isso!

3. Estabeleça uma rotina:

Juntamente com essa pessoa para quem as ações foram delegadas, busque estabelecer uma rotina, isso ajuda essa pessoa a “não deixar pra depois” e cria um hábito saudável. Por exemplo, a pessoa que irá operacionalizar poderia separar todos os dias para fazer os processos financeiros das 08h as 09h da manhã. A escolha do horário, se será no início da manhã, após o meio dia ou final do dia, é opção da empresa, mas vemos a maioria das pessoas fazer isso logo pela manhã, para verificar o que foi compensado na conta no dia anterior.

4. Utilize lançamentos pré-definidos:

Uma forma de agilizar bastante o trabalho de quem operacionaliza o financeiro é com a “pré-definição” das contas fixas da empresa em uma tabela. Exemplo, se a loja tem 30 contas fixas todo mês isso pode ser cadastrado em uma tabelinha e lançado todo mês, se você tiver um sistema como o Altimus, que faz isso de forma automática, melhor ainda. Mas isso faz com que você não esqueça de nenhuma conta e ganhe tempo.

5. Realizar conciliação bancária:

Outra forma bastante prática de ganhar tempo nas atividades financeiras é a utilização de conciliações bancárias automáticas, associadas a algum sistema de gestão. Isso permite que diariamente você veja tudo o que foi baixado no seu banco e importe para o seu financeiro, evitando ter que fazer baixas manuais nos seus títulos financeiros.

Agora que você já sabe como pode tornar a gestão financeira uma realidade na sua loja de veículos, mãos a obra, e se precisar de alguma ajuda estamos à disposição.

Esperamos que você tenha gostado desse material. Comente sua visão e compartilhe com outros colegas de profissão, a troca de informações sempre gera bons resultados! Até a próxima, muito sucesso e boas vendas!

Compartilhe: