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13/06/2017
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Como tirar proveito do WhatsApp para sua loja de carros, motos, caminhões e náutica

A comunicação com clientes e prospects vem sendo algo muito discutido no mundo dos negócios. Algumas pessoas defendem a ideia de enviar o máximo de informações e e-mails possível para os clientes. Outros aconselham enviar somente o necessário para não sobrecarregar a caixa de e-mails e por aí vai. De alguns anos pra cá, o WhatsApp e várias outras ferramentas de comunicação via telefones celulares foram criadas, e deram uma revolucionada na forma como as empresas se comunicam com os seus clientes. E por isso agora mais do que nunca é importante saber o que enviar e com qual frequência enviar, mas como fazer isso sem atrapalhar ou incomodar os clientes? Abaixo destacamos alguns benefícios e indicamos algumas formas de utilizá-lo na sua loja de carros, motos, caminhões e náutica.

 

Diferentes tipos de mensagens podem ser enviadas:

O WhatsApp possibilita ao usuário enviar vários tipos de mensagens. Além das mensagens de texto, o aplicativo também possibilita o envio de fotos, de arquivos, e por último e também muito importante, o envio de mensagens de áudio. Muitos vendedores vêm utilizando a opção de envio de fotos para fornecerem detalhes mais específicos sobre veículos que o cliente viu no site, como por exemplo, um detalhe do painel, das rodas, dos bancos e por aí vai. Além disso, também é possível enviar arquivos pdf, como prévias de contrato ou eventuais procurações. Alguns profissionais enviam esses documentos não somente por e-mail, mas também por Whats App para garantir o recebimento. Talvez o recurso mais utilizado atualmente seja a opção de mensagens de voz. Com ela, os vendedores conseguem comunicar determinadas situações para os clientes e estes podem ouvi-las quando tiverem tempo, isso tem sido bem comum quando os vendedores estão negociando com pessoas que têm o seu dia a dia bastante corrido e podem não conseguir atender ligações a qualquer hora.

 

Grupos de WhatsApp:

Outro recurso muito utilizado são os grupos de contatos. É possível criar quantos grupos se desejar assim como adicionar os contatos em 1 ou vários grupos. Aí vai depender da estratégia de cada empresa, por exemplo, você pode ter um grupo de clientes VIP onde realiza uma confraternização a cada X dias e deseja convidá-los via WhatsApp. Ou você pode ter clientes que sempre estão interessados em saber as novidades de veículos que a sua loja recebe e querem ser comunicados. Mas cuidado! O grupo é uma ferramenta na qual você pode mandar informações, mas todos os contatos também podem responder. Isso às vezes pode gerar um pouco de confusão ou até algum problema, e você vai perceber que talvez seja mais interessante gerar uma lista de transmissão, conforme comentaremos abaixo.

 

Lista de Transmissão:

Na lista de transmissão assim como o grupo do WhatsApp você pode adicionar quantos contatos desejar. A grande diferença é que eles responderão às suas mensagens apenas para você e não aos demais membros da lista. Isso é muito utilizado quando as empresas querem comunicar alguma coisa para seus clientes mas preferem que não haja interação entre eles. Só tem 1 detalhe, para se ter 100% de certeza que a mensagem irá chegar para seu cliente é necessário que ele adicione o seu número nos contatos dele, caso contrário a mensagem que enviar para ele poderá não chegar.

 

 

Esperamos que você tenha gostado desse material e fique a vontade para compartilhar com outros colegas de profissão. Nosso desejo é ver as lojas de veículos crescendo a cada dia, até a próxima, muito sucesso, muitas vendas e boa sorte!

 

 

Escrito por: Caio Matias - Diretor Comercial.

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