Blog

Leia em 5 minutos
Altimus
11/07/2018
125 visualizações

Como gerar empatia com um prospect e transformá-lo em cliente?

Sabe quando duas pessoas estão se conhecendo e começando uma amizade? O que é importante nesse momento, você saberia dizer? Assim como num relacionamento de amizade, quando um cliente vem até à loja, antes de comprar um veículo ele “compra” o bom atendimento do vendedor.

 

Isso faz sentido para você? Você acha que a qualificação do vendedor e a forma como ele aborda o cliente podem fazer diferença na venda? Se sim, esse texto foi feito para você.  Abaixo apresentamos algumas informações muito importantes que lhe ajudarão a recepcionar melhor um cliente e consequentemente vender mais.

 

Esteja disposto a ouvir atentamente:

É bastante diferente a abordagem que deve ser feita com um possível cliente quando ele chega através de um e-mail, Whatsapp, telefone ou quando vêm até à loja, por exemplo. Para cada situação o vendedor deve ter uma abordagem planejada e saber como conduzir a conversa com o cliente, mas de modo geral, sugerimos que o atendente saiba ouvir atentamente. É muito importante saber não só o que o cliente quer, mas sim o que o cliente precisa. É comum clientes virem às lojas com uma intenção de carro e sair com outro totalmente diferente. Isso já é constatado em dezenas de revendas de veículos.

 

Após ouvir foque no desejo do cliente:

Imagine a situação que um cliente tenha chegado até à loja porque a sua esposa que está grávida irá ganhar gêmeos e o casal já tem 1 filho. Se este possível cliente está buscando um veículo com porta-malas grande, não vai adiantar oferecer um carro hatch à ele. Se você não tem nenhum veículo com as características desejadas mais vale se comprometer a buscar um veículo adequado para ele com lojas parceiras do que tentar empurrar outro veículo. Foque no desejo/problema do cliente e aumente as chances de fazer negócio.

 

Saiba apresentar diferenciais:

Quais são os seus diferenciais como vendedor? Quais são os diferenciais da revenda que você trabalha? Quais são os diferenciais do seu produto? Saiba vender isso ao cliente, ele não quer comprar qualquer carro de qualquer loja. Ele quer comprar o melhor carro possível da melhor revenda possível, pelo menor preço. Prove que a sua revenda é a melhor e que você é o melhor vendedor!

 

Não deixe o cliente esperando:

Por último e não menos importante, se você combinou de procurar um modelo para o cliente até no final da semana, busque fazer o contato até na quinta-feira. Se você ficou de buscar uma condição melhor até final do dia, ligue até as 17h. Tente sempre se antecipar, surpreender o cliente pela organização, isso com certeza somará pontos importantes no processo de negociação.

 

Em resumo faça o que os outros não fazem, surpreenda onde os outros não conseguem e faça o cliente ter uma percepção diferente de você, da sua revenda e do seu produto. Faça diferente, essa é a dica de hoje.

 

Esperamos que você tenha gostado desse material. Comente sua visão e compartilhe com outros colegas de profissão, a troca de informações sempre gera bons resultados.  Até a próxima, muito sucesso e boas vendas!

Compartilhe: