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Altimus
29/10/2018
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Como abrir a sua loja de carros usados?

A cada dia que passa é evidente que o mercado automotivo cresce. Muitas pessoas tem investido em carros zeros, buscando mais conforto para sua família e mais tecnologia e também segurança nos novos modelos que saem a cada ano. No entanto, devido esse crescimento, a venda de carros usados também tem crescido, já que na maioria das vezes, na aquisição de um novo carro, o antigo dono escolhe por negociá-lo de alguma forma. Como o momento econômico da maioria dos brasileiros não tem sido o melhor, a compra de carros usados tem aparecido como uma ótima alternativa. Por isso é cada vez mais comum vermos lojas de carros usados conforme andamos pelas ruas. Se você é uma pessoa que está pensando em investir nesse meio, está lendo o artigo certo. Aqui nós iremos dar dicas de como abrir a sua loja de carros usados e como dar os seus primeiros passos rumo ao sucesso.

 

Como começar?

Primeiro, é importante que antes mesmo de começar a investir no negócio você faça uma pesquisa de mercado. Pesquisar a área e entender do negócio é muito importante para desde o início ter seu objetivo traçado e saber o caminho que deve percorrer até alcançá-lo. Nessa pesquisa você vai entender o público que quer atingir, a localização mais adequada para o começo da sua loja de carros usados, com quais carros você poderia começar.

 

Analisar momento econômico da região onde deseja atuar também é bem importante, já que você precisará de clientes para sustentar a sua loja de carros usados e pagar as suas despesas. Pesquisar sobre a cidade, sobre outras lojas e procurar entender como elas funcionam é importante também. Para deixar bem claro, a parte de pesquisa é uma parte crucial nesse processo. Sem dúvidas você deve investir tempo e esforço para essa fase e procurar tirar todo tipo de dúvida que tenha sobre o ramo, para começar de fato preparado. Por isso não meça esforços em pesquisar e ir atrás de informações úteis para sua loja de carros usados.

 

Legalize sua loja de carros usados

Tendo todas essas questões bem resolvidas e passadas para o papel está na hora de começar a dar forma a sua loja de carros usados. Para isso, legalize o seu negócio procurando por um contador que faça esse tipo de serviço. Jamais comece seu trabalho sem antes finalizar a parte de legalização ou as consequências para o seu bolso podem ser grandes e colocar uma âncora em seu objetivo.

 

Escolha com cuidado a localização

Tendo essa questão resolvida, o próximo passo é abrir a sua loja de carros usados de fato. Com a pesquisa de mercado que você fez, provavelmente já deve ter visto qual a melhor localização, ficando perto do público que quer atingir com seu produto e também uma localização que de certa forma dê destaque a sua loja de carros usados para que ela possa ser facilmente vista por todos que passarem por perto. Investir em uma boa localização realmente vale a pena, por isso, tente escolher a melhor possível, aquela localização que tem um bom espaço para início dos negócios, que tenha estacionamento, que seja perto de pontos de ônibus ou algo assim. Dessa forma sua loja de carros usados será bem visualizada e vai chamar a atenção de mais pessoas.

 

Investimento, escolha dos fornecedores e fechamento de parcerias para conseguir os carros

Tendo isso tudo definido, está na hora de investir em seus primeiros carros e nos equipamentos que farão parte da sua loja de carros usados. Tenha em mente que seu investimento inicial será algo de no mínimo R$40 a R$50 mil reais (sem contar a aquisição dos veículos). Lembram daquela pesquisa que você fez antes de tudo? Pois bem, ela vai ajudar muito nesse momento, pois você terá em mente os carros que são mais vendidos, onde encontrá-los da melhor maneira, quais os carros que seus potenciais concorrentes têm disponíveis para venda, entre outros detalhes importantes. Definir como irá conseguir os carros para venda é um passo muito importante também. Você vai comprar a vista do dono e depois revender? Vai pegar o carro e pagar ao dono depois da venda do mesmo? As duas opções são muito usadas no mercado, por isso avalie e veja se apenas uma delas é viável para sua loja de carros usados no início, ou se as duas podem ser boas estratégias de negócio.

 

Uma dica nessa parte é sempre se atentar a qualidade dos veículos que está adquirindo para revender. Afinal, um carro vendido com defeitos pode fazer com que a credibilidade de sua loja de carros usados caía por água abaixo na região. Por isso, se você não tem conhecimento e ninguém em sua equipe tem, procure ajuda profissional. Mais vale gastar um pouco mais com esse detalhe, do que lá na frente pagar um preço ainda maior.

 

Invista em uma equipe de qualidade e honesta

Para que os negócios sejam concretizados é importante contar com uma equipe de vendedores capacitados, afinal, a pessoa precisa saber lidar com os clientes, precisa entender a necessidade e saber como supri-la da melhor maneira. Nesse caso, é importante que além de buscar os melhores, você invista em uma capacitação constante de sua equipe, para que dessa forma eles possam estar cada vez mais preparados e se sintam valorizados. Um detalhe muito importante é instruir e cobrar sempre a honestidade de seus funcionários. A fama de que vendedores em lojas de carros usados são mentirosos ainda existe, sendo assim, ser honesto fará da sua loja um diferencial e isso pode resultar numa perda ou outra de venda, mas certamente fará com que o nome de sua loja de carros usados seja bem falado, trazendo assim mais clientes no futuro.

 

Divulgação de sua loja de carros usados

Um passo importante para o crescimento de sua loja de carros usados é investir na publicidade. Estude o mercado e encontre as melhores formas para divulgar o seu trabalho. Se atente as opções online que você tem hoje, como o Google Ads, é uma ótima escolha. Você pode investir também em parcerias com oficinas ou qualquer outro tipo de negócio da região, onde sua marca será divulgada em troco de uma divulgação da sua parte. As opções para divulgação são enormes e essa parte precisa de um bom estudo e caso esteja disposto, investir em agências que entendem desse tipo de caso pode ser uma ótima escolha.

 

Tenha organização e escolha um software de gestão para seu negócio

Mesmo no início de seu negócio, é de extrema importância que você tenha organização. Ter organização nas papeladas e com o local vai trazer benefícios para você mesmo, fazendo com que o estresse diminua e também mostra ao cliente que a loja de carros usados que ele escolheu é confiável e bem administrada.

 

Para ajudar na organização, é importante investir em um software de gestão para a sua loja de carros usados. O Sistema Altimus é um sistema Web, que foi desenvolvido para tornar o dia a dia em lojas de carros usados mais prático e eficiente. Você pode cadastrar todos os seus veículos disponíveis para venda diretamente no sistema e assim adicionar todas as suas informações, pode adicionar fotos, entre outras coisas. Dessa forma, será possível enviar o anúncio de venda de seus veículos para os principais portais de venda online do país, o que pode ajudar de maneira significativa a venda e exposição de sua marca. Com o Sistema Altimus você poderá ter o cadastro completo de seus clientes, realizar negociações (compra, venda, consignação e financiamento) de maneira rápida e eficaz e vai poder desenvolver documentos (contratos, termos e declarações) de forma automatizada. Além disso, poderá emitir notas fiscais de maneira mais prática e poderá tê-las armazenadas no banco de dados para um acesso rápido quando for necessário. O Sistema Altimus ainda te dá a vantagem de poder ser acessado por qualquer dispositivo que tenha acesso a internet. Os benefícios não param por aqui, conheça mais das funcionalidades do Sistema Altimus, os planos disponíveis e contrate agora o serviço.

 

Se mantenha sempre de olho no mercado

Seguindo esses passos, certamente você estará no caminho para o sucesso de sua loja de carros usados. No entanto, não se deixe levar pelo comodismo, procure sempre estar atento nas movimentações do mercado, em como seus concorrentes estão trabalhando, busque inovar a divulgação de sua loja de carros usados, expandir seu negócio e se manter sempre ativo. Isso é muito importante, para que seu negócio esteja sempre em evidência e se mostre uma ótima opção para seus clientes. Invista em sua equipe, procure expandir seu conhecimento e manter a sua loja de carros usados sempre bem administrada, dessa forma, certamente seus objetivos serão alcançados.

 

 

Esperamos que você tenha gostado desse material. Comente sua visão e compartilhe com outros colegas de profissão, a troca de informações sempre gera bons resultados.  Até a próxima, muito sucesso e boas vendas!

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