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06/10/2016
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5 dicas para transformar sua equipe de vendas em uma equipe campeã!

Já ouvimos vários gestores de revendas de veículos pronunciando a fatídica frase “Achar um vendedor é fácil, o difícil é achar um bom vendedor!”. Se você também já falou isso para outras pessoas saiba que este é um problema de quase todas as revendas de veículos. Realmente é difícil achar um bom vendedor pronto, sendo assim saiba que é muito mais fácil treiná-lo. Existem entidades no Brasil que desenvolvem um trabalho bastante sério com relação a capacitação de vendedores e a “arte de vender”. Abaixo daremos algumas dicas de como você pode potencializar e ajudar os seus vendedores a melhorarem o seu desempenho, mas não deixe de procurar essas entidades especializadas nisso.

1) Conheça o seu produto:
Não há nada mais chato que chegarmos numa loja, e o vendedor estar perdido, tudo ele pede 1 minuto para consultar ou para perguntar para um colega. Infelizmente existem profissionais assim, e isso mostra um despreparo total!

Conheça o seu produto! Conheça os veículos que estão dentro da sua revenda, saiba o máximo de informações de cada veículo, seus diferenciais e saiba qual o ponto forte de cada veículo. Alguns veículos podem ter uma “roda” diferenciada, outros podem ter um som melhor, outros ainda podem ter uma quilometragem muito baixa!

Quanto mais informações você souber mais o cliente verá que você está preparado para ajudá-lo! E isso faz bastante diferença numa negociação, ainda mais de um veículo, que não é algo barato. Se o cliente ver que você está bem preparado para atendê-lo ele se sentirá mais confiante em fechar um negócio com você.

2) Tenha o seu kit sempre a mão:
No item acima falamos que é muito importante estar sempre preparado, mas não dissemos que você tem saber tudo de cabeça! Se você não tem uma memória privilegiada, organize-se! Tenha uma tabela de preços bem organizada e atualizada sempre a mão, outra forma interessante de facilitar isso é deixar uma folha de A4 no para-brisa do carro com todas as principais informações tais como ano, quilometragem, opcionais, etc.

Seguem alguns itens interessantes para o vendedor ter sempre a mão:

  • Calculadora financeira para calcular parcelas de financiamentos;
  • Tabela de preço de todos os veículos atualizada;
  • Cartões de visitas com o seu nome;
  • Bloco de rascunhos;
  • Caneta;
  • Material institucional da loja como, por exemplo, um flayer da loja.

Esses são alguns dos principais itens que você deve ter consigo sempre, mas fique a vontade para selecionar o que achar necessário.

3) Conheça a sua empresa:
É muito importante que a sua revenda não seja apenas “mais uma revenda”. Faça com que o cliente perceba os diferenciais da sua empresa. Por exemplo, imagine que o slogan da sua empresa seja “Confiança acima de tudo”, informe ao cliente o porque dessa frase, mostre a ele que os clientes podem confiar totalmente na empresa pois isso é uma das coisas que eles mais prezam e por aí vai. Você não deve vender apenas um veículo, você deve vender a marca da empresa! Pois se você conseguir vender a marca da empresa este cliente terá mais chances de comprar com você uma segunda vez.

4) Seja sincero e verdadeiro:
Há uns 20 ou 30 anos atrás, em muitas regiões do país, os revendedores de veículos eram conhecidos de “Picaretas de carros”, isso se dava pois não havia muita transparência nesse segmento e a grande maioria dos lojistas vendiam “gato por lebre”.

Esse tempo já acabou faz muito tempo! Os clientes de hoje são muito mais espertos e informados que os de tempos atrás, não tente enrolar o seu cliente pois a chance dele perceber é muito grande.

Seja sincero e fale a verdade sempre! Você pode perder alguns clientes por conta disso, mas com certeza irá ganhar muitos outros.

5) Seja Proativo:
Essa dica está fazendo muita diferença para algumas revendas de veículos. Muitos vendedores não ficam parados esperando os clientes entrarem pela porta. Muito pelo contrário, eles vão em busca dos clientes! Para isso eles utilizam duas estratégias básicas: registram todos os possíveis clientes que atendem e tentam se relacionar com clientes antigos que há mais de 1 ano não voltam a revenda. Com um bom sistema de CRM e com boa vontade alguns vendedores chegam a dobrar a sua quantidade de vendas mensal trabalhando ativamente em relação a antes quando apenas ficavam esperando a coisa acontecer.

Seja proativo, vá atrás dos clientes e quando eles vierem até a loja ou entrarem em contato por telefone ou qualquer outro meio tome nota de todas as informações para dar prosseguimento a negociação em poucos dias caso o cliente ainda não tenha fechado.

Esperamos que você tenha gostado destas informações, se gostou compartilhe com os seus amigos de outras revendas e até breve.

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