Conhecer bem seus clientes é um passo essencial para as empresas que querem aumentar suas vendas e prestar um atendimento eficiente e impecável. As empresas que sabem para quem estão vendendo têm mais chances de oferecer produtos e serviços sob medida, e que vão causar um impacto maior nos compradores. Assim, é possível fidelizar ainda mais os consumidores, que terão suas necessidades e desejos atendidos. Veja 5 práticas importantes para conhecer o seu cliente!
1. Pesquisas de satisfação
Uma das práticas mais importantes para conhecer o cliente é realizar pesquisas de satisfação periódicas, que permite medir o quanto os consumidores estão satisfeitos com a empresa. Mas atenção use pesquisas curtas com no máximo 5 perguntas, pois ninguém tem mais tempo para responder pesquisas muito extensas.
A partir da análise das respostas, o gestor pode traçar estratégias para ajustar pontos que precisam ser melhorados na sua operação, e também ressaltar aquilo que os clientes elogiam em relação à empresa.
2. Histórico de compras
Para conhecer o cliente a fundo, é importante criar a prática de analisar o histórico de compras de cada consumidor. Ao verificar quais foram as aquisições de produtos e serviços realizadas nos últimos tempos, a empresa tem a oportunidade de ouro de oferecer itens que realmente estejam alinhados com determinado perfil. Personalização é essencial!
3. Redes sociais
Empresas que buscam conhecer o seu cliente não podem desprezar o poder das redes sociais. Para saber mais sobre as pessoas que compram seus produtos (ou gostaria que comprassem), deve ser realizado uma análise na forma como se comportam em sites como Facebook, Twitter e Instagram. É importante, ainda, ficar atento a possíveis comentários negativos sobre a sua empresa para agir rapidamente, entrar em contato com o cliente perdido e reverter a percepção negativa em relação à marca.
4. Observação da concorrência
Ficar atento à interação dos clientes com as empresas que são concorrentes diretas da sua é outro passo importante para entender os desejos e as necessidades dos consumidores. Como vocês comercializam o mesmo produto ou serviço, certamente, o perfil dos clientes da concorrência é o mesmo que o seu. Por isso, veja o que as empresas estão fazendo de positivo e que possa servir de inspiração para o seu negócio.
5. Atualização de dados
Por fim, para conhecer o cliente a fundo, é preciso manter todos os dados dos consumidores sempre em dia. Periodicamente, atualize informações de cadastro e as preferências pessoais de cada comprador. Isso pode ser feito com a ajuda de um bom sistema de gestão.
Aposte nessas boas práticas para conhecer o cliente e garanta que sua empresa faça ofertas sob medida para cada consumidor, aumentando as chances de vender mais a cada dia.
Faça uso dessas dicas e se destaque cada dia mais!
Até a próxima.