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11/10/2017
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Você sabe como monitorar a performance do seu time de vendas?

No filme Velozes e Furiosos, boa parte do sucesso das missões é atribuída a ótima gestão de equipe de Dominic Toretto. Fora das telas do cinema, na sua loja de veículos, realizar uma boa gestão é muito importante para o crescimento da empresa. Um dos setores mais importantes da sua empresa com certeza é o setor Comercial, e o monitoramento do time de vendas deve ser realizado para que a equipe se torne cada vez mais produtiva.

 

Mas, como fazer isso? A tarefa não é simples. São vários fatores que devem ser pensados e analisados. Podemos separar em três tópicos, sendo eles: registro das informações, relatórios gerenciais das informações e análise destes resultados.

 

Registro das informações:

Ter informações sobre o dia a dia, ou seja, sobre as operações do setor de vendas é o ponto de partida para qualquer gestão de um time comercial. Todas as negociações são armazenadas em um sistema de informação? Os clientes que desistem das compras são registrados? Os possíveis clientes que apenas visitaram a sua revenda ou ligaram estão registrados também? Ter isso tudo e muitas outras informações, é de suma importância para conseguir realizar os próximos passos.

 

Relatórios gerenciais:

Todas as informações que foram registradas durante o mês são possíveis de ser resgatadas no 1º dia útil? Essas informações são organizadas e agrupadas de forma a facilitar a sua análise  pelos gestores? Relatórios de vendas, atingimento de metas, comissões, etc., são fundamentais para que em poucos minutos o gestor possa ter visão detalhada de como foi o mês.

 

Análise de resultados:

Uma vez que tudo foi registrado durante o mês, e se tem acesso a todas essas informações de forma organizada e estruturada, fica muito mais fácil analisar os resultados e realizar ajustes do time de vendas. Um vendedor vendeu muito mais que o outro? Como fazer para que eles cooperem mais uns com os outros ou repassem o conhecimento de vendas. Um vendedor vendeu uma quantidade grande de veículos, mas a margem deste sempre é muito baixa? O que se pode fazer a respeito para conscientizar ele que o que é importa é margem de lucro e não quantidade de vendas.


Cada empresa tem suas particularidades para resolver, mas uma coisa é certa, sem informação fica quase impossível fazer mudanças em processos ou regras. E informação de qualidade é fundamental para que as decisões tomadas pelos gestores sejam mais assertiva possível.

 

Portanto, adotando essas medidas você provavelmente terá melhores resultados. Registrar, visualizar e finalmente analisar as informações é algo que poucas empresas fazem da forma certa e que traz um resultado realmente impressionante.

 

Esperamos que você tenha gostado desse material. Comente sua visão e compartilhe com outros colegas de profissão, a troca de informações sempre gera bons resultados!  Até a próxima, muito sucesso, muitas vendas e boa sorte! 

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