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20 de Julho de 2017 318 visualizações

Revolucionando uma loja de veículos!

Este artigo foi inspirado em uma série de TV americana chamada “O Sócio”. Nesta série, o grande gestor Marcus Anthony Lemonis, vai até empresas que estão a beira da falência e realiza uma verdadeira revolução, a fim de voltar a torná-las rentáveis. Por mais que seja um programa de TV, onde não podemos afirmar com 100% de certeza que tudo o que está ali é verdade, recomendamos a todos os gestores de lojas de veículos assistí-lo. No final deste artigo deixamos um link para assistir ao episódio e abaixo apresentamos algumas considerações importantes.

 

Seja profissional e não misture família com negócios:

O episódio que nos inspirou a escrever este artigo fala dos irmãos Jonh e Andrew que possuem uma loja de veículos a 0800 Car Cash. Esta loja compra os veículos de clientes pessoas física, e a venda é feita para atravessadores que são pessoas que levam os veículos comprados a outras lojas maiores para a venda. Esses atravessadores ganham cerca de 2 ou 3 mil dólares nos negócios enquanto os irmãos levam apenas 500 dólares de lucro.

Ao ver isso Marcus Lemonis diz a John para se livrar dos atravessadores, pois eles mesmo deveriam fazer esse trabalho e ficar com todo o lucro, e o que John responde “Mas ele era muito próximo do meu pai ele é da família”. Isso nos chamou muito a atenção, pois uma empresa é algo profissional, não é uma ONG e nem lugar para agregar familiares. Se uma empresa têm vários membros da família, onde todos são produtivos e a empresa é lucrativa, tudo bem, do contrário reveja isso.

 

Mudanças no processo de avaliação:

Marcus Lemonis propôs uma pequena alteração no processo de avaliação, e isso fez a empresa ganhar muitos dólares em cada negócio. No modelo inicial Jonh avaliava o carro enquanto o cliente ficava dentro de uma sala esperando, com isso a ansiedade do cliente só aumentava, e ao receber o preço o cliente achava que John estava lhe passando a perna. Com uma simples mudança agora o cliente passou a acompanhar todo o processo de avaliação, onde John vai falando todos os defeitos que o carro tem, e então quando o cliente recebe a proposta ela fazia sentido pois ele viu todos os defeitos.

 

Aparência conta e muito:

Marcus Lemonis disse uma frase que chamou muita a atenção e isso realmente é verdade “Precisamos parecer tão bons quanto realmente somos”. Vivemos num mundo onde a aparência conta muito, então quando falamos de negócios isso deve ser levando em consideração. Veja se todos os colaboradores da empresa estão uniformizados e/ou com crachá, dentro outras muitas coisas.

 

Valorize as pessoas que estão no seu negócio:

O episódio mostra que os irmãos John e Andrew têm um relacionamento muito conturbado, onde o irmão mais velho John é extremamente agressivo e arrogante com Andrew. Marcus Lemonis aponta isso, e fala o quão importante é tratar as pessoas bem e o quanto cada uma delas deve ser valorizada. Em resumo, veja como está o relacionamento dos gestores da sua empresa mas também de todos os colaboradores, se há algo que deva ser melhorado o faça, pois senão você estará jogando contra os resultados do seu negócio.

 

Para assistir o vídeo clique aqui.

 

 

Esperamos que você tenha gostado desse material e fique a vontade para compartilhar com outros colegas de profissão. Nosso desejo é ver as lojas de veículos crescendo a cada dia, até a próxima, muito sucesso, muitas vendas e boa sorte!

 

 

Escrito por: Caio Matias - Diretor Comercial.