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Altimus
19/04/2018
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Dica para Loja de Veículo: Como transformar LEADS em Clientes

Você sabia que é possível turbinar o resultado de vendas da sua equipe, fazendo os vendedores vender até o dobro do que vendem atualmente? Isso seria sensacional não? Então se liga nas dicas abaixo.

Uma coisa que a grande maioria dos vendedores de veículos não utiliza a seu favor é trabalhar os seus leads da maneira correta, e quem trabalha com vendas deveria sempre estar à procura de novos leads.

Mas afinal, o que são leads? Lead é alguém que fez contato com você ou sua empresa, e apenas deixou informações básicas, como nome, telefone ou e-mail. Em resumo, é alguém que ligou para a sua revenda de veículos, que mandou uma mensagem, ou que passou rapidamente só para dar uma olhadinha em um veículo.

Um Lead deve ser visto como um “cliente em potencial”, alguém que você precisa ir conquistando a cada novo contato, para transformá-lo em uma oportunidade real de venda.

Abaixo apresentamos algumas ações que certamente irão lhe ajudar a conquistar novas vendas através do bom relacionamento com os leads.

Organização acima de tudo:
Às vezes o seu lead é uma pessoa desorganizada, mas mesmo os desorganizados adoram ser atendidos por pessoas organizadas.

Esse negócio do vendedor perguntar 3 vezes o nome do cliente, depois não saber onde anotou o telefone dele, e por aí vai, só vai fazer o possível cliente ter uma má impressão de você e inconscientemente pensar 2x antes de prosseguir a negociação.

Anote tudo o que for possível, faça parecer que você já o conhece há algum tempo, isso irá certamente contribuir para o relacionamento de vocês. Tenha sempre o seu “kit do vendedor” (como agenda, caneta, cartão de visitas, etc.) em mãos e faça ele se sentir especial.

Continuidade e não insistência:
A maioria dos vendedores não liga para o cliente no dia seguinte, e muitos dos que ligam só sabem perguntar ao cliente “já decidiu?”. O que você acha que o cliente vai pensar após receber a 3ª ou 4ª ligação? Certamente ele vai pensar “Tenho que dar um jeito de despachar esse vendedor chato!”.

Quando for ligar para o possível cliente, tente apresentar alguma informação nova, alguma condição diferenciada que você conseguiu, ou alguma característica do carro que você ainda não tinha frisado anteriormente.

Faça a ligação ter sentido, sendo assim o possível cliente não terá restrições em conversar mais um pouco, e são nessas conversas que o relacionamento vai se estreitando.

Aonde conseguir novos leads?
Agora que você já sabe o que é um lead, e como pode trabalhar com ele, um dos desafios é conseguir mais leads, existem várias formas de se conseguir, algumas reativas e outras proativas.

Entre as formas reativas podemos destacar as mensagens que vieram através do site da loja, do WhatsApp, Facebook, e-mail, etc. Não deixe de dar resposta a todos esses possíveis clientes, de preferência em menos de 2h.

Pode parecer piada, mas tem muitas lojas que às vezes demoram mais de uma semana para responder um e-mail, ou em alguns casos nem respondem.

Entre as formas proativas para buscar leads, podemos destacar o contato para empresas que têm veículos na frota, o contato com pessoas em eventos ligados a veículos da sua cidade e região e o mais importante, seus clientes antigos!

Sim, eles também são fontes de novos negócios. O que você faz com as centenas ou milhares de clientes que a sua loja já vendeu?

Busque cada vez mais leads e trabalhe-os da maneira correta, e você verá que o resultado realmente virá!

Já fomos testemunhas de lojas que aumentaram consideravelmente as suas vendas a partir de um bom trabalho realizada com leads.

Esperamos que você tenha gostado desse material. Comente sua visão e compartilhe com outros colegas de profissão, a troca de informações sempre gera bons resultados!

Até a próxima, muito sucesso e boas vendas!

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