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12 de Setembro de 2017 140 visualizações

Como utilizar a análise FOFA em sua loja de veículos?

Muitas estratégias do mundo empresarial são vistas no futebol. Quando o Barcelona precisa contratar um jogador ele analisa uma série de fatores, não é mesmo? Nos negócios também é assim. Para que as empresas possam tomar decisões que gerem mais resultados é de suma importância realizar uma análise do todo.  

 

Sendo assim, existem várias ferramentas de gestão que podem ser utilizadas. Uma delas é a análise FOFA.

 

 

Você deve estar se perguntando: “O quê? FOFA? O que é isso exatamente?”. Calma, estamos aqui para te ajudar. FOFA é uma sigla que significa: F = Forças / A = Ameaças / F = Fraquezas / O = Oportunidades, que em inglês também é conhecida como análise SWOT.

 

Com ela é possível analisar quatro fatores da empresa, para que, aí sim, você tome a melhor decisão para a sua loja de veículos. Primeiramente é necessário avaliar as Forças e as Fraquezas. Por exemplo: A sua equipe de vendas é de excelência?  E uma equipe de vendas de excelência não é aquela que apenas atende bem e sabe envolver o cliente. Uma equipe de excelência sabe ser muito pró-ativa, mantém um contato muito próximo com todos os clientes, seja via WhatsApp, e-mails ou redes sociais. Se a sua equipe faz tudo isso, essas ações podem ser uma grande força para sua empresa, pois acredite, há muitas lojas de veículos que possuem vendedores ainda acomodados e sem muita iniciativa.

 

Em resumo “Forças”, são fatores internos da organização, os quais você tem controle. Cabe a você realizar ações para mudar a situação em que se encontra.

 

Beleza. Entendi. Mas como saber no que sou forte e no que sou fraco? Para isso você pode fazer uma análise imparcial com, por exemplo, 5 lojas de veículos concorrentes. Veja no que você realmente é melhor e no que você realmente é pior. Com isso descrito você poderá traçar planos para continuar bem naquilo que já é bom, e principalmente tentar resolver algumas situações em cima dos aspectos em que sua organização é fraca.

 

OK, mas o que são Oportunidades e Ameaças? São pontos ou situações externas à sua empresa, coisas nas quais você não tem nenhuma ou muito pouca influência. Exemplo, você sabe que entrará em 30 dias um corte no IPI (Impostos Sobre Produtos Industrializados) de carros novos. Você não poderá fazer com que isso não aconteça, mas você poderá se preparar para esta Ameaça não impactar tanto no seu negócio. E, Oportunidades são muito parecidas, são fatores externos à sua empresa. Por exemplo, você ficou sabendo que em 1 ano vão construir um grande Shopping Center a 500m da sua loja. Isso é uma grande Oportunidade para o seu negócio, pois o fluxo de pessoas deve triplicar em sua região. Você pode se preparar para receber essa demanda de várias formas como, por exemplo, ampliando o seu estacionamento.

 

Agora que você já sabe o que é a análise FOFA, é hora aplicá-la. Fizemos um documento para você fazer isso com mais facilidade, clique aqui para fazer o download.

 

Logo, tomando essas medidas, ficará menos arriscado tomar decisões. Com uma visão do todo é possível observar quais impactos determinadas mudanças terão. Com o objetivo de ver as lojas de veículos crescendo a cada dia, nós da Windi Soluções em Sistemas temos uma consultoria especializada para a sua empresa, com um vasto conhecimento de mercado, é possível analisar e propor algumas soluções para a sua loja de veículos.

 

Esperamos que você tenha gostado desse material. Comente sua visão e compartilhe com outros colegas de profissão, a troca de informações sempre gera bons resultados!  Até a próxima, muito sucesso, muitas vendas e boa sorte!