Blog

15 de Agosto de 2017 99 visualizações

Como avaliar se minha loja de veículos está no caminho certo?

Alguns gestores estão tão acostumados com o dia-a-dia dos seus negócios, que não conseguem perceber as possibilidades de mudanças na sua loja de veículos. E no momento em que vivemos, empresas que não estão abertas às mudanças, certamente estão fadadas ao fracasso. Se empreender hoje é por um lado é mais fácil, pois praticamente todas as informações estão disponíveis e de graça, por outro lado é muito mais difícil, pois a concorrência é extremamente maior do que há 15 ou 20 anos. E é aí, que em alguns momentos muitos gestores param e pensam: “Será que meu negócio está no caminho certo?”. Abaixo, apresentamos algumas dicas que podem ajudar a responder essa pergunta.

 

Análise do Gestor:

Normalmente os gestores trabalham 100% do seu tempo em atividades operacionais, ou seja, atividades do dia-a-dia. Mas são poucos os que destinam tempo para estudar o seu negócio e analisar a situação atual.

Alguns dos fatores impeditivos para a realização desta análise, pode ser o horário e o local, já que na maioria das vezes o gestor faz dentro da empresa e no horário comercial. Dessa maneira, uma dica seria fazer fora do horário comercial, e até em outro lugar. Conhecemos alguns gestores que às vezes trabalham de casa ou vão a algum lugar público como Casas de Café ou Shoppings, para não ser interrompido pelas pessoas da empresa.

Com esse tempo extra, analise a sua empresa como se ela fosse de outra pessoa, tente ser racional e verificar se tudo está no caminho certo. Se você for muito emocional, a tendência é você não querer mudar nada, para não mudar o que até hoje está dando certo ou porque não quer desagradar nenhum dos colaboradores. Avalie a sua empresa com imparcialidade que você terá mais chances de encontrar pontos de mudanças.

 

Consultoria Externa:

Outra possibilidade de ajudar significativamente,  é a contratação de consultorias externas. Existe um ditado que diz “Quem vê de fora vê melhor”, é justamente porque como citado anteriormente, os gestores estão tão focados no dia-a-dia que não conseguem pensar “fora da caixa”. Uma outra vantagem na contratação de uma consultoria é que o gestor “se forçará” a tirar um tempo para olhar a sua empresa.

 

Diagnóstico Empresarial Exclusivo para Lojas de Veículos:

Outra opção extremamente focada e que com certeza trará inúmeros benefícios para o seu negócio,  é o diagnóstico empresarial que a empresa Windi Soluções em Sistema presta para as lojas de veículos.

Através de mais de 150 perguntas em um diagnóstico desenvolvido exclusivamente para lojas de veículos semi-novos, a Windi conhecerá com clareza as políticas e processos da empresa e identificará os pontos de melhoria. Esses pontos de melhoria serão apresentados aos gestores, que escolherão melhorá-los por conta própria ou receberão indicação de consultorias que poderão ser contratadas  para apoiá-los nestas mudanças.

 

 

Esperamos que você tenha gostado desse material e fique a vontade para compartilhar com outros colegas de profissão. Nosso desejo é ver as lojas de veículos crescendo a cada dia. Até a próxima, muito sucesso, muitas vendas e boa sorte!